segunda-feira, 6 de julho de 2009

Câmara de Rio Maior adquire duas Unidades Móveis de Saúde

A Câmara de Rio Maior adquiriu duas Unidades Móveis de Saúde (UMS) financiadas pelo uadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) que percorrem 27 localidades das freguesias do concelho para medir a tensão e diabetes à população.
O projecto ainda não está a funcionar em pleno uma vez que ainda falta que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo disponibilize um médico para integrar as equipas sempre que for necessário.
Segundo a agência Lusa, as UMS realizaram nas primeiras três semanas de serviço mais de 1300 atendimentos. Sob o pretexto de fazer rastreios à tensão arterial e à glicemia, de facilitar a passagem de receituário para doenças crónicas, de dar injecções e vacinas, as unidades "conseguem chegar aos idosos e detectar situações que passariam despercebidas", disse a enfermeira que coordena as duas Unidades Móveis de Saúde de Rio Maior.
Segundo o presidente da Câmara de Rio Maior, Silvino Sequeira, a aquisição das duas UMS, orçadas em cerca de 200 mil euros, tem como principal objectivo “ultrapassar o problema de escassez de recursos humanos no sector, levando ao encerramento de muitas extensões de saúde e obrigando as populações a deslocarem-se às sedes de concelho”, referiu o autarca.
«O Mirante»

Sem comentários:

Enviar um comentário