quinta-feira, 2 de julho de 2009

Entroncamento quer recuperar bairros ferroviários antigos



A ideia é reabilitar uma zona de nove hectares junto à linha de caminho de ferro

A Câmara do Entroncamento em parceria com a Invesfer, do grupo CP, vai apresentar uma candidatura ao programa Europan 10 para recuperar a Escola Camões e os bairros de Camões e da Vila Verde, que durante décadas albergaram as famílias dos ferroviários.
A recuperação e reabilitação da Escola Camões e dos bairros de Camões e da Vila Verde, que foram construídos há algumas décadas para acolher famílias de ferroviários no Entroncamento, vão ser possíveis com a próxima candidatura da área que integra essa zona degradada ao programa Europan 10. Quer a Escola Camões, um edifício que quando foi construído, em 1926, foi considerado uma escola-jardim modelo a nível da Península Ibérica, quer os dois bairros vizinhos encontram-se em acentuada degradação, por a maioria das casas se encontrar abandonadas há muitos anos.
E a deterioração ameaçava agravar-se com a recente "descoberta" de que a Escola Camões, apesar de ser propriedade da Rede Ferroviária Nacional (Refer), está arrendada desde 1972 à Câmara do Entroncamento. A Refer nunca se interessou pela reabilitação do imóvel nem das habitações envolventes e a autarquia, não sendo dona do património, também não tenciona para já investir na sua recuperação. Para o presidente da Câmara do Entroncamento, Jaime Ramos, a solução do impasse deverá passar pela Invesfer, uma empresa do grupo Refer vocacionada para a valorização do seu património imobiliário.
Neste sentido, a Invesfer está interessada em que - através do programa Europan 10, que procura reconverter, revitalizar e dar uma nova dinâmica de ocupação a sítios urbanos que perderam interesse pelas mais diversas razões sociais - o património que a Refer detém no Entroncamento seja salvaguardado. O espaço, com cerca de nove hectares junto à via-férrea, é um dos dez sítios da Europa que vão ser abrangidos pelo Europan 10, procurando, diz a Invesfer, "reinserir os antigos bairros habitacionais numa nova urbanidade e repropondo-os à cidade como uma nova centralidade".
Vários jovens arquitectos e projectistas de toda a Europa mostraram já interesse na regeneração da antiga escola e bairros abandonados, devendo ter já apresentado um plano geral e um projecto de loteamento para o local, com equipamentos e espaços públicos e de lazer. Os resultados referentes aos projectos apresentados só serão conhecidos em Janeiro de 2010, esperando a Invesfer e a autarquia que algum investidor se mostre então interessado em concretizar a projecto que sair vencedor.
Manuel Fernandes Vicente

Sem comentários:

Enviar um comentário