segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ministra promete que vai resolver o problema da Requalificação dos Monfortinos


A ministra da Educação prometeu que vai resolver o problema do financiamento da remodelação do antigo seminário dos Monfortinos, com vista a acolher a escola de hotelaria e turismo.

As palavras de Maria de Lurdes Rodrigues foram proferidas em Fátima, na cerimónia de entrega de certificados do CNO - Centro de Novas Oportunidades da Insignare, que teve lugar no antigo seminário dos Monfortinos.
Na cerimónia estiveram presentes o vice-presidente da Insignare, padre Rodrigo Carvalho, e o presidente da Câmara Municipal, Vítor Frazão, que pediram a intervenção da ministra para que a candidatura volte a ser analisada. Ao pedido, Maria de Lurdes Rodrigues respondeu: “Vou ocupar-me do assunto, vamos certamente resolver este problema”. A ministra da Educação defendeu que “o país tem que ser muito criativo e olhar para todas as oportunidades”. No seu entender, em Portugal “há ainda uma grande orientação para os fundos comunitários”. “Onde não há fundos comunitários, não há possibilidade de desenvolver projectos”, afirmou, considerando que esta tendência deve ser combatida. “Se o trabalho de um centro de formação, de um centro de novas oportunidades, de uma escola profissional é um trabalho que uma região precisa, com fundos comunitários ou sem fundos comunitários, nós vamos ter esse centro de formação continua, esse centro de novas oportunidades e essa escola de formação profissional com as instalações adequadas”, garantiu.
Recorde-se que o antigo seminário foi adquirido pelo município para acolher o Pólo de Hotelaria e Turismo de Fátima da Escola Profissional de Ourém (EPO), bem como o Centro de Formação Continua, a Univa e parte significativa da actividade do CNO. O pólo funciona em instalações do Centro de Estudos de Fátima cedidas há vários anos e, desde o seu início, que ambiciona possuir um espaço seu.
A Insignare fez uma candidatura ao Programo Operacional de Valorização do Território no âmbito do QREN, mas está em risco de não ver aprovada a sua candidatura, apesar da mesma recolher todos os pareceres favoráveis necessários, “por motivos de uma pseudo-concorrência com as Escolas do Turismo de Portugal estabelecidas posteriormente à nossa, com menos alunos e menos valências”, explicou, na ocasião, o padre Rodrigo. O responsável lembrou ainda que Fátima recebe anualmente cerca de seis milhões de visitantes. Além disso, “é um dos maiores parques hoteleiros nacionais e é conhecida mundialmente”. Já Vítor Frazão realçou que os alunos que concluem os cursos ministrados no pólo de Fátima da EPO têm “colocação imediata”. O presidente da Câmara pediu ainda à ministra da Educação que “olhasse por Ourém e por Fátima”, considerando que “quem analisa as candidaturas fá-lo, por vezes, sem verdadeiro conhecimento de causa”.
«JF»

Sem comentários:

Enviar um comentário